04 janeiro 2011

Oficina de Jardinagem


No mistério do sem-fim
equilibra-se um planeta.

E, no planeta, um jardim,
e, no jardim, um canteiro;
no canteiro uma violeta,
e, sobre ela, o dia inteiro,

entre o planeta e o sem-fim,
a asa de uma borboleta
Cecília Meireles


Oficina DE JARDINAGEM

“É maravilhoso...é como sentir a natureza em nossas mãos”
Maria Ambrosia Monteiro Moreira (mãe da Alanis)

“Foi muito legal e eu quero aprender mais de tudo”
Alanis Aiko Yamaguti

“Tarde diferente: Fui convidada para uma tarde diferente no Pequeno Príncipe, uma tarde de jardinagem, (em) que cada criança faz um vasinho para cuidar e levar para casa. Foi muito legal, pois mexi com terra, vi flores lindas, tirei várias fotos e me diverti muito pois foi uma tarde diferente para se distrair e esquecer um pouco os problemas hospitalares e aprender um pouco mais sobre plantas, sementes e como cuidar da natureza. Eu adorei ter essa tarde diferente.”
Gabriela Rodrigues, Cuiabá, MT.

“Que coisa boa, essa oficina. As crianças relaxam, diminuem o stress e ainda aprendem sobre a natureza. Normalmente a Camila não quer vir para o hospital; hoje ela disse que agora não quer mais ir embora!”
Aurelina Araújo de Maio (mãe de Camila Araújo de Maio)

O Projeto Biodiversidade e mini-jardins coordenado por Ademar Brasileiro acontece nas sextas-feiras às 14:00h e é o momento de colocar a mão na terra, conhecer e sentir o aroma das plantas. Cada criança ou acompanhante faz um jardim miniatura e entende que precisará cuidar desse jardim com carinho. A criança percebe que é capaz de criar o micro e transporta essa responsabilidade pro macro. O projeto estimula a consciência da necessária preservação da biodiversidade e do repensar das relações com o entorno e os impactos das ações individuais para o ambiente coletivo.
Durante os três últimos meses, tivemos nada mais nada menos que 155 participantes entre crianças e pais. Alguns quiseram deixar a impressão que tiveram sobre esses momentos. Como o paciente Marcos Gustavo “Achei uma coisa muito nova a jardinagem”. A mãe do Marcos, Marelize disse que ajuda a relaxar.
A VanesKa (funcionária da GVT) disse que “participar disso foi uma sensação maravilhosa. Estar junto com as crianças foi maravilhoso! Mesmo doentes, quando montando os jardins, vão ficando felizes. Dá para ver na carinha deles. Quando vão descobrindo coisas, vão trocando experiências...Foi extraordinário! Se eu pudesse faria isso todo dia. Se todo mundo fizesse isso! Nossa!!!
Foi minha primeira experiência de voluntária e de plantio. Foi a primeira vez na vida que fiz isso! Nunca tinha plantado nada!
Estava com medo, mas depois aprendi em um minuto e ainda passei para as crianças!
Montei meu primeiro “jardim”... Muuuuito bom!








Nenhum comentário: