04 janeiro 2011

Cirandas


Dinâmica na qual temas são apresentados por alguém (um dos educadores da equipe, alguém convidado pelo grupo, uma de nossas crianças-pesquisadoras) num seminário aberto a toda a comunidade do hospital. A platéia reúne crianças, adolescentes, seus familiares e educadores do setor. As Cirandas têm antes um caráter de troca – de idéias, informações, convicções - do que de “aula expositiva”. A participação de todos é permanentemente instigada pelos educadores, através de questionamentos, provocações e incentivos à fala. Esta dinâmica é um exemplo vivo de uma comunidade de aprendizes em ação.
"Eu tive o interesse de passar o meu conhecimento sobre as aves de Rondônia. Foi quando eu chamei a professora Sandra e começamos a pesquisar, foram dois dias de pesquisa. Após termos pesquisado bastante, começamos a organizar as informações e os slides. Com os slides prontos tive que dar uma ensaiada, pois esta seria a primeira vez que eu faria uma ciranda. Eu achei que o médico ia me dar alta na terça, foi quando a Sandra me pegou de surpresa! Então na segunda mesmo eu ia apresentar. Eu estava muito ansioso. Quando eu ví a sala enchendo ai é que me deu mais nervoso.
Na primeira sessão vieram 32 pessoas e na segunda sessão foram 8 pessoas. Eu adorei porque eu nunca tinha feito uma apresentação. Apesar do meu nervosismo eu consegui, mas eu não teria conseguido sem a ajuda da professora Sandra. Ela me ajudou bastante e na hora da apresentação ela me deu muita força. Eu estava com vergonha mas a Sandra me ajudou a apresentar. Espero que todos tenham gostado, pois para mim foi uma experiência maravilhosa.
Agradeço a todos do Educação e Cultura, pois sem eles as cirandas não existiriam. Muito obrigado, beijos para todos vocês vão ficar no meu coração."   
João Batista Baida Nedel, 13 anos





Nenhum comentário: