13 janeiro 2011

Mata Atlântica



Eu estava pesquisando sobre o Jerivá quando descobri que ele habita a Mata Atlântica e quis pesquisar sobre ela. Eu fiz um texto para compartilhar minhas descobertas que vocês podem ler abaixo.
A Mata Atlântica encontra-se atualmente em quase todo o litoral brasileiro, estendendo-se do estado do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, pois antigamente ocupava toda extensão do litoral.
Dentro da Mata Atlântica existem vários biomas. Biomas são ecossistemas formados por organismos que interagem entre si e com o meio físico.
Biomas presentes na Mata Atlântica:
Restinga:

Área de vegetação rasteira com plantas que não alcançam muita altura. Pode ser encontrada na praia ou em dunas de areias.


Cerrado:

Vegetação de altas altitudes com muitos arbustos.



Floresta estacional semidecidual e decidual:

A vegetação da floresta estacional pode perder as folhas dependendo do clima e das estações do ano.


 Floresta ombrófila densa:


Mata sempre verde e densa com árvores de 15m a 40m de altitude. Como elas estão em regiões úmidas e de muita chuva, às vezes podem estar  temporariamente encharcadas. Antes do desmatamento podíamos encontrar figueiras, jerivás e palmitos.


Mata ciliar:

Vegetação perto das margens dos rios que serve para protegê-los.


Floresta Paludosa:

Estas florestas tem como características ser ou estar alagadas, muitas vezes por um período do ano, dependendo do clima e das chuvas.



Edevane Moreira Pereira (13 anos) - orientada por Ana Paula Lopes

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá,achei interessante o que você colocou sobre a Mata Atlântica.
Mas, eu quero fazer uma pergunta: apresenta semelhanças a destruição da floresta temperada dos EUA com a destruição da Mata altântia ?
Obg
Fiquem com Deus...