14 janeiro 2011

Manacá


Hoje conheci vários desenhos de plantas e animais e me interessei em pesquisar o maracá de jardim por causas das cores e pelo formato das flores e resolvi colocar essa pesquisa no site para que todos possam ver.

Nome científico: Brunfelsia uniflora

Nomes populares: manacá-de-cheiro, manacá, geretataca, caágambá, gerataca, mercúrio-vegetal, mercúrio, romeu-e-julieta.  

Origem: Brasil

Características gerais: arbusto lenhoso, atingindo de 2 a 3 m de altura, com ramos densos e nodosos. As folhas são ovaladas, verde-escuras e lisas. Possui flores solitárias, localizadas na extremidade dos ramos e duram 3 dias, modificando a cor nesse período: no primeiro dia são de coloração azul-violeta, no segundo dia, rosada e no terceiro dia tornam-se brancas. São formadas principalmente na primavera-verão.


Curiosidades: esta espécie é muito utilizada como ornamento, pela sua beleza e perfume. Durante todo o ano é possível ver na sua proximidade a borboleta-do-manacá, que deposita os ovos apenas nas folhas dessa planta, que constitui o único alimento de suas larvas. A presença de muitas lagartas na planta pode se tornar um problema.

A espécie Brunfelsia hopeana, possui propriedades medicinais, a qual é usada para prevenir a sífilis e o reumatismo, sendo também diurético, emenagogo* e purgativo. Porém, é venenosa se ingerida em doses elevadas, causando vômitos, coceiras e febre.

*emenagogo: medicamento que restabelece ou provoca a menstruação.

Outro detalhe interessante desta planta é a presença da borboleta do manacá . A Methona themisto vive em função do manacá ,pois suas folhas são o único alimento de suas lagartas.    
 A crisálida, amarela manchada de preto, é encontrada sob as folhas da árvore ou nas imediações dela. Geralmente o estrago na planta não é tão grande ,olhando bem até que são simpáticas.


Você poderia imaginar que uma bela planta encontrada em vários parques de Curitiba seria muito mais que ornamental? Ou que só ela fornece alimento pra lagarta da borboleta do manacá? Adoramos essa descoberta e espero que vocês também tenham apreciado.
    
 

Mary Trinkaus (14 anos) e professora Janaina Rodrigues  
Fonte: www.floresnaweb.com/dicionario.php?id=122

2 comentários:

Anônimo disse...

Mary, que maravilhosa a sua pesquisa, linda de ver, parabens! Deus te abencoe!

Jaqueline de Oliveira Jardim disse...

Ao observar meus dois manacás, percebi a presença das lagartas...achei que fosse uma praga e comecei a colocá-las fora para então medicar as árvores. Mas resolvi pesquisar, antes, que tipo de lagarta era aquela e por que estavam somente nos manacás... Uau, ligeirinho fui salvar as lagartas que havia expulsado do jardim (salvei 3 de 4, peninha), pedi licença para minhas plantas para alimentar os bichinhos e, agora, estou acompanhando o desenvolvimento das "pretinhas" e torcendo para que minhas borboletas se estabeleçam em meu jardim...Terão um lugar bem tranquilo para morar!!!