16 abril 2012

Encontros e Descobertas


Então era dia de oficina nova! Era 14 de março
Primeira vez que Graciela Scandurra atuaria conosco. Seu trabalho e experiência já nos tinham encantado, mas ao vivo e em cores, era a primeira vez que aconteceria o encontro Graciela X Setor de Educação e Cultura.
Ela chega carregando idéias, um sorriso e caixas cheias de surpresas. Eles ( os pequenos internados conosco e seus acompanhantes) chegam carregados de curiosidade no olho e vontade de descoberta no coração.
Esperando por todos estava conosco Adriane dos Santos Barbosa da Luz, voluntária  da GVT (empresa parceira, sem o patrocínio da qual esta experiência não teria meios para se dar!) 

                                                

O encontro não poderia ser melhor!
Graciela começa apresentando-se e facilitando a apresentação de todos. Quer saber ( e por escrito!) além de quem somos, com o o que sonhamos.
Em tempos de cotidiano acelerado, tempo de falar/pensar em sonho é tempo previlegiado.
Para acordar sonhos e lembranças, a artista nos brindou com repertório de música de vários cantos e encantos, depois nos apresentou parte de sua obra, contando um pouco da história que semeia cada feito.

                                          
Inspiração aflorando em cada um, foi-se encaminhado o trabalho de criação.
Arame, alicates, pedaços de madeira....materiais e ferramentas por alguns nunca manuseados começaram um processo de metamorfose, e nas mãos dos pequenos e/ou de seus acompanhantes, fundiram-se aos sonhos e transformaram-se em coqueiros, balanços, figuras humanas, uma das quais denominado por seu criador de " A Sobrevivente".

                                     










Encontros como este são provas cabais de que em solo fértil, as sementes brotam e desabrocham novas possibilidades. Tempo de descoberta e experimentação de talentos.
Um prazer acompanhar e registrar este trabalho.  Parabéns a todos que participaram da oficina.


Depois deste encontro, outros houveram e já estamos esperando pelos que ainda virão!


Oficina: Artista no hospital
Artista oficineira: Graciela Scandurra
Texto: Maria Gloss


Nenhum comentário: