O cachorro vinagre ou cachorro-do-mato-vinagre (Speothos venaticus) vive aproximadamente 10 anos, e seu habitat natural vai desde o Panamá ao norte da Argentina. No Brasil ele habita o Cerrado, o Pantanal e a Mata Atlântica. O que ele come? De tudo: cutia, aves, répteis, pacas, crustáceos e pequenos vertebrados. Ele vive em grupos de 4 a 10 indivíduos e caçam em grupo, por isso podem caçar até mesmo a capivara (que é um grande roedor).
Ele é o menor cachorro selvagem do Brasil, mede de 57 a 75 centímetros de comprimento mas só 30 cm de altura e pesa em torno de 7 kg . Seu corpo é troncudo, sua pelagem é marrom avermelhada, a sua cabeça é larga , e suas orelhas, focinho e rabo são curtos.
Eles têm poucos dentes comparados aos outros cães, só 38 (enquanto os demais tem 42). Ele é o primo menos conhecido da família dos canídeos que habitam o Brasil. Eles preferem viver em regiões alagadas porque são grandes nadadores e mergulhadores, já que possuem membranas entre os dedos que facilitam a movimentação na água. Inclusive no Peru são conhecidos como “cachorro d’água”. O cachorro vinagre está em risco de extinção pela ocupação desordenada das floretas. Eles são diurnos e vivem em tocas, troncos e buracos feitos por tatus.
Leonardo Simiano,15 anos (com orientação da educadora Mariana)
Um comentário:
legal,gostei!!!!!!!!!!!!!
Postar um comentário