21 dezembro 2015

Fadas no Pequeno Príncipe




Duas fadas visitaram o setor de Educação e Cultura no último dia 17: Fernanda Salgueiro e Maureen Miranda, autoras do texto e das ilustrações do livro "Fada de botas". Depois de Fernanda contar um trecho da história para as crianças que foram conhecê-las, Maureen falou sobre como foi o seu trabalho de criar as imagens para o texto criado por Fernanda.





Depois disso foi a vez das crianças sentirem o gostinho de como é ilustrar um livro e fizeram suas próprias imagens sobre a história.




 


17 dezembro 2015

Visita musical

No dia 11 de dezembro tivemos uma visita muito especial no Pequeno Príncipe: o bandolinista Hamilton de Holanda e o violonista Yamandu Costa fizeram um delicioso show para a criançada do hospital e seus familiares. A Praça do Bibinha lotou para ouvir a apresentação desses dois grandes instrumentistas. 


Depois do show, a música continuou soando pelos corredores e quartos do hospital, para a alegria de todos que puderam ouvi-los. Além de musicalidade, Hamilton e Yamandu esbanjaram simpatia nas conversas com as crianças.

 

14 dezembro 2015

Nova versão em animação do Pequeno Príncipe encanta a criançada


Sala cheia na última 6a-feira para assistirmos a nova versão do Pequeno Príncipe em animação realizada por Mark Osborne. Quem já conhecia a história, se encantou com a criatividade do enredo do filme. Quem ainda não conhecia, foi apresentado a ela de uma forma muito tocante.


10 dezembro 2015

Cientistas visitam o Pequeno Príncipe

O setor de Educação e Cultura do Pequeno Príncipe recebeu visitas muito especiais nas duas últimas 3as-feiras. No dia 1° o professor Francisco de Assis Marques, da UFPR, veio falar de suas pesquisas para a criançada do hospital e para seus familiares. Sua apresentação teve o título “Curiosidade, conhecimento e criatividade no controle de pragas” e com ele ficamos sabendo dos esforços dos cientistas de nossa universidade pública para controlar pragas como a da aranha marrom e o mosquito da dengue utilizando produtos naturais de baixa toxidade. Aí entra a criatividade dos cientistas: o uso de aspirador de pó nas frestas e cantinhos da casa, por exemplo, pode diminuir muito a presença das perigosas aranhas marrom.




No dia 8 quem nos visitou foi o professor Eduardo Ramires, que atua na Universidade Tecnológica Federal do Paraná e nas Faculdades Integradas Espírita. Junto com ele veio seu assistente, Jonata Giovanella . Eles também trabalham com controle de pragas, especialmente de escorpiões e aranhas. O tema desta vez foi “O mundo sobre oito pernas”. Foi mais uma tarde em que aprendemos muito sobre os hábitos destes animais e a maneira como nos defendermos deles sem causar estragos à natureza e a nossa própria saúde. 





Estas visitas fazem parte de uma parceria do Pequeno Príncipe com estes professores que voluntariamente disponibilizam seu precioso tempo para virem ao hospital compartilhar seus saberes conosco. É uma ação de muito valor, aproximando a universidade pública da população.