Ademar Brasileiro, o Mago, começou a oficina ontem mostrando mudas e perguntado quem as queria. Algumas crianças afirmaram que sim. Ele questionou porque elas queriam, perguntou se elas já conheciam aquela planta. Uma disse que não sabia qual planta era e que não sabia por que queria. Uma respondeu que achou bonita e por isso a queria.
Ademar arrancou algumas folhas da planta e disse: - Se eu colocar estas folhas num plástiquinho e vender por dois reais, vocês reconhece qual planta é?
A maioria dos pais e os acompanhantes responderam: - Louroooo!
Ademar falou das propriedades do louro, as pessoas compartilharam como a usavam. Então, ele perguntou quem queria Louro e todos levantaram a mão. Ademar chamou atenção para como nós queremos coisas que sabemos, as quais nós conhecemos.
E assim seguiu a oficina, todos pegando, cheirando, conhecendo e falando sobre seus conhecimentos sobre as plantas. Ao fim desta primeira fase, todos estavam com seus vasos cheios de mudas.
Então, nós descemos até o Jardim do hospital para aprender a fazer o plantio e cultivar estas plantas. Depois de todos colocarmos terra, colocamos água. E assim, aprendemos um pouco mais uns com os outros sobre a vida.
“Muito bom! Muito bom mesmo! Os olhinhos deles brilhando já diz tudo... Eles esqueceram completamente o que está passando por eles. Isto é maravilhoso!”
Vanessa de Souza, mãe de Ana, Curitiba
“Eu fiz uma casinha para o tatu bolinha! Eu vi muita vida!”
Ana Kister, 7 anos, Curitiba