17 fevereiro 2011

Pinheiro do Paraná

"Meu nome é Kamila C.M. da Silva, escolhi esse tema que me interessa muito, o pinheiro além de belo produz o pinhão, que acho delicioso. Gostaria de mostrar pra vocês o que descobri. Sei que vocês vão me ajudar a preservá-lo."
Também conhecida como: curi, curiúva, paraná-pine, pinheiro, pinho, cori, pinho-brasileiro, pinheiro-brasileiro, pinheiro-são-josé, pinheiro-macaco, pinheiro-caiová, pinheiro-das-missões.
É uma planta dioica, sendo assim, apresenta os gêneros masculino e feminino em indivíduos separados.
As folhas deram nome à espécie, por serem pontiagudas e duras.
Suas sementes, os pinhões, eram importantes na alimentação indígena e ainda hoje são iguarias que inspiram muitas receitas. Medem cerca de quinze milímetros de largura na parte mais larga e cerca de dez centímetros de comprimento. As pinhas pesam vários quilogramas e podem atingir o diâmetro de cerca de trinta centímetros.
O seu crescimento em floresta desenvolvida se processa de modo lento, quanto comparado a outras espécies de coníferas exóticas, como o Pinus.
Os pinhões, servem de alimento para pequenos animais no inverno, porque nesta época do ano quase não existem frutos e néctars. Além disso os pinhões tem participado na dieta de indígenas que ocupavam a região. Atualmente os pinhões são uma forma de agregação de renda ao pequeno produtor rural, auxiliando a manutenção dos mesmos na agricultura. Os pinhões ainda são parte da cultura de povos de muitas regiões como na região de Lages onde o pinhão é elemento principal de pratos típicos e existe até uma festa tradicional que leva seu nome, a Festa Nacional do Pinhão.

 

'' Vou dar uma pausa nas informações técnicas, e vou passar uma receita de ARROZ COM PINHÃO. Que delicia!''

Ingredientes

· 250 g de arroz
· 500 g de pinhões cozidos e descascados
· 1/4 de xícaras (chá) de azeite
· 2 xícaras (chá) de água
· Sal a gosto

Modo de Preparo

Lave o arroz em água corrente, escorra e reserve. Em uma panela, aqueça o azeite e junte o arroz. Refogue-o até começar a pegar na panela. Junte os pinhões picados, refogue por mais 1 minuto e tempere com sal. Adicione a água quente, mexa bem e tampe a panela. Abaixe o fogo e cozinhe até o arroz ficar macio. Se necessário, acrescente mais água quente. Desligue o fogo e sirva em seguida.


Dica
Já existe nos supermercados o pinhão cozido, descascado e embalado a vácuo. 


BOLO DE PINHÃO
- 1 xícara de manteiga
- 1 lata de leite condensado
- 4 gemas
- 1 pitadinha de sal
- 1 xícara de pinhão cozido e triturado
- 1 xícara de farinha de trigo
- 1 colher de fermento
- 4 claras em neve

Como fazer:
Primeiro passo é cozinhar o pinhão na panela de pressão por cerca de 30 ou 40 minutos, sem sal. Depois é só passar no triturador de alimentos ou picar bem picadinho (eu prefiro o triturador). Bater a manteiga em creme e juntar o leite condensado. Bater até ficar cremoso. Juntar as gemas (uma a uma), o fermento, o sal e o pinhão. Bater mais. Misturar levemente a farinha de trigo e por último as claras em neve. Assar em forno médio pré-aquecido por cerca de 30 minutos.

"Voltando as informações técnicas... "

É nativa do bioma Mata Atlântica (ecossistema Mata de Araucárias) dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo e algumas localidades do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Argentina (Misiones) e Paraguai, sempre em altitudes acima de 500 e abaixo de 1800 m.
Está em perigo, pois vem sendo explorada - muitas vezes de forma ilegal - ao longo de toda sua área de ocorrência. Poucas iniciativas de reflorestamento são realizadas com esta espécie, que tem tido suas populações e áreas de ocorrência reduzidas em pelo menos 50% nos últimos 10 anos ou três gerações. Estes fatos a incluíram na Lista Vermelha da IUCN como Em perigo crítico.

"Não podemos deixar que o pior aconteça, veja como é imponente, linda!"

"Assistam o vídeo no site abaixo, ele é muito legal e explica muito bem sobre a araucária."

http://www.umpedeque.com.br/arvore.php?id=612

" Espero que vocês tenham gostado da minha pesquisa. Ah! Não se esqueçam de fazer as receitas."

Orientação: Profª. Janaina Pereira



2 comentários:

Claudio Ortiz disse...

Magnifica esta arvore!

Unknown disse...

Alguem sabe onde comprar pinhao embalado a vacuo em curitiba?