04 fevereiro 2011

Curicaca

"Oi meu nome é Tamires dos Santos Aguirre, tenho 8 anos e fiquei muito curiosa a respeito da ave curicaca pois não a conhecia então resolvi fazer uma pesquisa sobre a ela."



A curicaca é uma ciconiiforme da família Threskiornithidae. Seu nome popular é onomatopéico, semelhante ao som do seu canto, composto de gritos fortes. Conhecida também como despertador (Pantanal), carucaca, curicaca-comum, curicaca-branca e curicaca-de-pescoço-branco.
Distinguível pela coloração clara, asas largas e bico longo e curvo. Apresenta o dorso cinzento-claro, com brilho esverdeado, rêmiges e retrizes pretas; parte das coberteiras superiores das asas é esbranquiçada, formando uma mancha clara no lado superior da asa, visível durante o vôo. O macho costuma ser um pouco maior que a fêmea, atingindo 69 cm de envergadura e cerca de 43 cm de altura.

"Não conhecia as palavras rêmiges e retrizes, então pesquisamos a morfologia das aves para entendê-las. Observe bem as imagens abaixo."



Alimenta-se durante o dia e também ao pôr-do-sol. Tem alimentação variada, composta de insetos e larvas, centopéias, pequenos lagartos, ratos, caramujos, insetos, aranhas e outros invertebrados, anfíbios e pequenas cobras. Seu bico, longo e curvo, é adaptado para extrair larvas de besouros e outros insetos da terra fofa. É um dos poucos predadores que não se incomodam com as toxinas liberadas pelo sapo (Bufo granulosus), por isso este anfíbio pode fazer parte de sua dieta.

Costuma pôr de dois a quatro ovos, em ninhos de gravetos nas árvores ou mesmo grandes rochas nos campos. Os ninhos formam colônias numerosas durante o período de reprodução. Habitam campos secos e alagados e pastagens.






Vive geralmente em bandos pequenos ou solitária, procurando alimento em campos de gramíneas ou em alagados. É diurna e crepuscular. Anda em pequenos grupos, que à noite se empoleiram nas árvores. Gosta de planar a grandes alturas

Presente em grande parte do Brasil onde haja vegetação aberta e lagoas, campos em solos pantanosos ou periodicamente alagados, como na Ilha de Marajó (Pará) e no Pantanal. Encontrada também no Panamá e, localmente, em todos os países da América do Sul até a Terra do Fogo, na Argentina, inclusive na região dos Andes



Olhe a belíssima produção artística que também nos rendeu essa pesquisa!





Pesquisa feita Por Tamires dos Santos Aguirre, Ana Paula Aguirre (mãe da Tamires) e prof. Janaina Pereira.

http://www.wikiaves.com.br/curicaca

2 comentários:

Camila disse...

Nossa Tamires! A sua Curicaca ficou linda! Parabéns

Márcio Willians disse...

Parabéns Tamires pela iniciativa e plea pesquisa, e parabésn mamãe pelo incentivo, apoio e realização. Isto fará muit diferença no futuro adulto que a Tamires será!