11 novembro 2011

Jacarandá


 
 
Que árvore é essa?
Ipê?  Jacarandá?


Essa pergunta e suas muitas respostas nos últimos dias nos fizeram pesquisar que árvore é essa que tem colorido a avenida iguaçu, ao lado do hospital. Veja o que descobrimos.


O jacarandá-mimoso, também conhecido como jacarandá, caroba e carobaguaçu é nativo do norte da Argentina e amplamente utilizado no paisagismo e na arborização urbana de diversos países devido à durabilidade e exuberância de suas grandes e perfumadas flores azuis arroxeadas que costumam aparecer no inicio da primavera.
 Considerada uma árvore de crescimento rápido e porte médio, atingindo aproximadamente quinze metros, possui raízes profundas, caule pouco retorcido, com casca lisa e clara quando jovem, tornando-se gradativamente áspero e escuro com o passar
do tempo.
No inverno, perde suas folhas escuras, dando lugar as cores e flores da primavera. Sua floração se estende por toda a primavera e início do verão e seus frutos lenhosos surgem no outono, contendo numerosas e pequenas sementes aladas dispersas pelo vento.
Essa espécie é considerada exótica no Brasil e vem aos poucos sendo substituída no paisagismo e arborização urbana pelo nativo Jacarandá Macrantha, buscando assim maior equilíbrio ambiental.


Nenhum comentário: