01 outubro 2014

Sistema digestório



Os alimentos entram pela boca, os dentes da frente cortam e os de trás amassam. Depois os alimentos vão para a garganta, que tem a epiglote que abre e fecha para passar os alimentos. Se você comer alguma comida em pedaços grandes ou não mastigar bem, a comida não passa pela epiglote que faz você se engasgar e faz você tossir, esse cof-cof, que empurra o alimento para fora da boca, para a comida não ir para o pulmão. Quando a comida passa, ela vai pelo caminho do esôfago e quando ela chega no estômago, o fígado age para ativar os nutrientes.
Aí a comida vai para o intestino delgado e é ali que fica todos os nutrientes bons para o nosso corpo, dali os nutrientes vão todos para a corrente sanguínea que vai para todo o nosso corpo. Dai a comida que não foi boa para o nosso corpo vai para o intestino grosso, que retira toda a água e os transformam em fezes(cocô).

Kaue Felipe Do Pilar 

Fonte de pesquisa: Atlas do Corpo Humano
Trabalho realizado com a mediação da professora Carolina Domingues de Mattos do Programa de Escolarização Hospitalar da PM de Curitiba em convênio com o Hospital Pequeno Príncipe.    

Nenhum comentário: