28 outubro 2014

Vocês sabem o que é Aurora Boreal?


 (Essa imagem foi tirada no Alasca em 2013)

Bom, a Aurora Boreal são luzes coloridas que aparecem em regiões frias no polo norte e o nome das luzes dançantes no hemisfério sul é Aurora Austral. Essas luzes surgem de pequenas explosões solares, e nelas são encontradas os elétrons que são atraídos pelos polos da terra. Quando essas partículas se juntam com o oxigênio e o nitrogênio elas dão origem as cores. Esse fenômeno pode ser visto da terra e ocorre na atmosfera, há 100 km de distancia da superfície terrestre. As cores predominantes desse fenômeno natural é o verde e o vermelho, e dependendo da noite e da quantidade de elétrons magnetizados pelos polos da terra, esse fenômeno pode durar de uma a quatro horas. 


Aonde você pode avistar a Aurora Boreal?

A Aurora Boreal é vista em todas as cidades localizadas acima ou um pouco abaixo do Circulo Polar Ártico no extremo norte do planeta, e também no Circulo Polar Antártico no sul do planeta.

Curiosidades:

Podemos citar alumas cidades mais frequêntadas pelos turistas e casadores da Aurora Polar:
Whitehorse na divisa do Canadá com o Alasca, no Alasca, Noruega, Suécia, Finlândia, Islândia, Groelândia, Escócia, Rússia e Ilhas Faroe. 


Autora: Vitória Beatriz da Silva Ramos


Fontes:
http://www.youtube.com/watch?v=F0e3lmtFT9g
http://www.suapesquisa.com/geografia/aurora_boreal.htm
http://www.infoescola.com/fenomenos-opticos/aurora-boreal/
http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/tema-livre/fotos-incriveis-a-aurora-boreal-fotografada-por-um-leitor-do-blog/

01 outubro 2014

Sistema digestório



Os alimentos entram pela boca, os dentes da frente cortam e os de trás amassam. Depois os alimentos vão para a garganta, que tem a epiglote que abre e fecha para passar os alimentos. Se você comer alguma comida em pedaços grandes ou não mastigar bem, a comida não passa pela epiglote que faz você se engasgar e faz você tossir, esse cof-cof, que empurra o alimento para fora da boca, para a comida não ir para o pulmão. Quando a comida passa, ela vai pelo caminho do esôfago e quando ela chega no estômago, o fígado age para ativar os nutrientes.
Aí a comida vai para o intestino delgado e é ali que fica todos os nutrientes bons para o nosso corpo, dali os nutrientes vão todos para a corrente sanguínea que vai para todo o nosso corpo. Dai a comida que não foi boa para o nosso corpo vai para o intestino grosso, que retira toda a água e os transformam em fezes(cocô).

Kaue Felipe Do Pilar 

Fonte de pesquisa: Atlas do Corpo Humano
Trabalho realizado com a mediação da professora Carolina Domingues de Mattos do Programa de Escolarização Hospitalar da PM de Curitiba em convênio com o Hospital Pequeno Príncipe.