29 abril 2013

Biodiversão




Na ultima oficina de Biodiversão, o grupo conversou sobre a natureza, tipos de plantio (mono e poli cultura), reconhecimento das plantas trazidas e de suas propriedades culinárias e medicinais.
Em seguida as crianças, pais, familiares e  amigos foram convidados a tornarem-se jardineiros e a construírem Mini jardins, o resultado foi lindos Mini Jardins e muita alegria.

22 abril 2013

Caixa de Brinquedos


Hoje tivemos a apresentação do espetáculo “Caixa de Brinquedos” que faz parte do projeto "Pipocas de Histórias" do grupo Malasartes. Milena e Rafael, encheram o Setor de alegria, trazendo brincadeiras e brinquedos antigos.



Adultos e crianças viajaram juntos, brincando com brinquedos feitos de materiais simples, como: o pião, o equilibrista, a escada de jacó e o caleidoscópio.  
No final do espetáculo interativo, as crianças puderam ver que alguns deles podem ser feitos em casa e que um botão e um fio podem virar um brinquedo, o tal corrupio!












(Alana, 3 anos e a mãe Adriana)
 (Miguel, 3 anos)


Muito legal este trabalho, voltei a minha infância e vi meu filho se divertindo junto comigo com brincadeiras que eram minhas. Brincadeiras que valorizam a simplicidade.”

Neuza Souza Santos, mãe da Natali. 

18 abril 2013

Sobre a Oficina de Jardinagem


“Nem parece que estou no Hospital! Muito bom ter estas atividades. Parabenizo todos os responsáveis por este lindo trabalho que enche a cabeça das crianças e as nossas de coisas boas!”

Elizabete Oliari, mãe da Kauana Mendes, de Chapecó

Oficina de Cinema

Durante o ano de 2011 aconteceu a Oficina de Cinema do Hospital Pequeno Príncipe, ministrada e registrada pelo Olho Vivo. Este é um teaser do documentário que estreiou no dia 6 de dezembro na Cinemateca de Curitiba.

16 abril 2013

Siricutico



O grupo Siricutico desenvolve atividades de sensibilização musical, trabalhando melodia, ritmo, timbre e sonoridades com as crianças. Isto tudo através de brincadeiras, jogos e apresentação musicais.
As crianças tem contato com o cancioneiro musical infantil brasileiro, além de aprenderem a construir instrumentos musicais.
O Projeto "Sons do Coração" enche de vida e alegria o Hospital!






Villa das Crianças


Neste mês de Abril tivemos a apresentação do espetáculo “Villa das Crianças” na praça do Bibinha, biografia musicada de Villa-Lobos, com Katia Horn e Quarteto Pantala.



A apresentação faz parte do projeto "Boi Bolé" do grupo Parabolé, que desenvolve e realiza atividades relacionadas a diferentes tradições populares do Brasil.

15 abril 2013

Show de Lançamento de CD Encanto de Brincar



Durante seis meses, as crianças e os adolescentes internados no Hospital Pequeno Príncipe aprenderam um pouco mais sobre a cultura e festas regionais brasileiras por meio do projeto Encanto de Brincar. Durante este período, elas também tiveram a oportunidade de criar as suas próprias manifestações de arte.
O resultado deste trabalho pode ser conferido, amanhã, no dia 16 de abril quando acontece a apresentação de encerramento do projeto e o lançamento do CD com as músicas concebidas durante as oficinas.
O objetivo do projeto, realizado durante 2012, foi o de propiciar às crianças internadas um contato com conteúdos relacionados a festas regionais em oficinas que aconteciam duas vezes por semana. A inspiração veio do universo popular do Norte e Nordeste do país, e as crianças e seus familiares puderam, coletivamente, criar histórias e, em seguida, canções sobre os personagens e sobre as cenas dessas histórias.
Através destes conhecimentos, procurou-se despertar e desenvolver o gosto musical, o desenvolvimento da criatividade, senso de rítmo, imaginação, memória, concentração e socialização favorecendo a inclusão sociocultural. Assim, o tempo de internamento das crianças e adolescentes pode ser marcado por uma oportunidade de difusão da memória artística e cultural do Brasil. “Mudávamos o assunto e, ao invés de falar de doenças, falávamos sobre a vida”, completa Itaercio.
Uma vez terminado o processo de criação, o grupo Mundaréu gravou em estúdio as canções, com a participação preciosa de músicos do calibre de Liane Guariente, Melina Mulazani, Du Gomide e João Egashira.
O Grupo Mundaréu
O Grupo Mundaréu é formado por Itaercio Rocha, Thayana Barbosa, Carlinhos Ferraz e Roseane Santos, pretende povoar o imaginário do público com sons, personagens, histórias e imagens, fazendo uso dos recursos culturais do povo brasileiro. Já gravou CDs, DVD e realizou diversos eventos de arte em 15 estados brasileiros.
O Projeto Encanto de Brincar foi possibilitado através da Lei Rouanet e do apoio dos patrocinadores: Agrícola Horizonte Ltda.; Balaroti Comércio de Materiais de Construção Ltda.; Beaulieu do Brasil Indústria de Carpetes Ltda.; Ciapetro Distribuidora de Combustiveis Ltda.; Dacar Química do Brasil; Delta Cable Tele Informática Com e Rep Comerciais Ltda.; Disam Distribuidora de Insumos Agrícolas Sul América Ltda.; DLL Informática Ltda.; Elejor Centrais Elétricas do Rio Jordão S.A.; Magparaná S/A; Martini Meats S/A Armazéns Gerais; Nilko Tecnologia Ltda.; Slaviero Hotéis e Turismo Ltda.; Sul Defensivos Agrícolas Ltda.; Supermercados Archer S/A; Tratorcase Máquinas Agrícolas S/A; Tratormix Máquinas Agrícolas S/A; Tratornew S/A; Unibraspe Brasileira de Petróleo Ltda.; WHB Fundição S/A.
  
Show de Lançamento de CD Encanto de Brincar
Dia e horário: 16 de abril – 19h30
Local: Teatro Regina Vogue - Av. Sete de Setembro 2775 -lj 2004 -Shopping Estação - 2 º piso
Ingressos: R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia-entrada), com renda revertida para o Hospital Pequeno Príncipe



09 abril 2013

Dia Mundial da Água


A AGUA ESSÊNCIA DE VIDA.
SEM ELA NÃO VIVEMOS.
CABE A ELA O DOM DA VIDA.
VIVA O DIA DA AGUA TODO DIA!



DIA 22 DE MARÇO DIA MUNDIAL DA AGUA
Matheus Filipe Candido do Nascimento
(1º E.M - 14 anos - Paranavaí - PR)
Professora orientadora:  Itamara

03 abril 2013

Que Exploração é Essa?






Existem diversas formas de atuação na prevenção e no enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes. O primeiro passo para acabar com esse problema é a informação. Pensando nisso, o Setor de Educação e Cultura, em parceria com o Canal Futura, vem promovendo encontros periódicos com pais, crianças e funcionários para conscientizar sobre a importância e responsabilidade de todos nessa campanha.

Para assistir outros episódios da série acesse.
http://www.queexploracaoeessa.org.br/